O CDG mantém um portfólio de cursos focados no desenvolvimento das competências gerenciais das organizações e, além disso, desenvolve programas específicos e personalizados de capacitação e treinamento, a partir do conhecimento da realidade e necessidade de cada empresa.
Planejamento Estratégico
BSC Balanced Score Card
Gerenciamento pelas Diretrizes
Capacitar a Alta Administração para formulação das estratégias da empresa a partir da análise e definição do posicionamento do negócio em um ambiente competitivo visando o sucesso empresarial.
Diretores e Gerentes.
24h
Encontros com no mínimo 4h de duração, com explanação, análise e aplicação dos métodos e ferramentas para Elaboração do Planejamento Estratégico da organização.
A base para condução da estratégia organizacional
Identificar, mapear, comunicar e gerenciar a Estratégia de uma organização através de medidas de desempenho do negócio, e visibilidade dos indicadores locais do processos e áreas funcionais, sistematizados pela moderna metodologia BSC – Balance Scorecard.
Diretores, gerentes, supervisores e pessoas que estejam envolvidas com o acompanhamento dos resultados e melhoria dos processos.
16h
Encontro com no mínimo 4h de duração, com explanação e exercícios aplicativos a realidade da organização.
Capacitar os participantes para execução do desdobramento das Estratégias organizacionais a partir da aplicação do método de Gerenciamento pelas Diretrizes, permitindo a integração das diversas funções organizacionais com o Planejamento Estratégico.
Diretores, Gerentes, Supervisores e Staff Técnico
16h
Encontro com no mínimo 4h de duração, com explanação e exercícios aplicativos a realidade da organização.
Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001
Auditores Internos da Qualidade
O Modelo de Gestão pela Qualidade Total
Capacitar os participantes para o entendimento e interpretação da Norma ISO 9001.
Pessoas envolvidas com a implantação e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade.
8h
Encontro com no mínimo 4h de duração, com explanação e exercícios aplicativos a realidade da organização.
Capacitar os participantes a estruturar, planejar e conduzir de forma eficaz Auditorias do Sistema de Gestão da Qualidade.
Pessoas envolvidas com o processo de Auditorias Internas da Qualidade.
24h
Encontro com no mínimo 4h de duração, com aprofundamento conceitual para análise dos requisitos e aplicação de exercícios práticos ligados a realidade da organização.
Propiciar aos participantes o entendimento do modelo de Gestão baseado na Qualidade Total e mobilizar para utilização dos métodos e ferramentas originados do TQM.
Diretores, Gerentes e demais Lideranças responsáveis pela gestão e mudança organizacional.
40h
Exposição Teórica, exercícios e dinâmica de grupos.
Metodologia para Análise e Solução de Problemas
As Ferramentas da Qualidade
5S’s – Os 5 Sensos Organizacionais
Capacitar os participantes para aplicação apropriada do método PDCA e uso das Ferramentas da Qualidade no processo de Análise e Solução dos Problemas, bem como para identificação de oportunidades de melhoria e tomada de ações corretivas.
Diretores, Gerentes, Supervisores e Técnicos.
20h
Exposição Teórica, exercícios e dinâmica de grupos.
Capacitar os participantes para o uso das Ferramentas da Qualidade no processo de Análise e Solução dos Problemas, bem como para identificação de oportunidades de melhoria e tomada de ações corretivas.
Diretores, Gerentes, Supervisores, Técnicos e Operadores.
12h
Exposição teórica, exercícios e dinâmica de grupos.
Propiciar aos participantes o entendimento dos 5 Sensos, visando a implantação e implementação do sistema, bem como as necessidades para manutenção do mesmo, relacionando a teoria com a prática.
Todas as pessoas envolvidas com o processo de liderança para implantação dos 5S´s.
8h
Encontro com no mínimo 4h de duração, com explanação e exercícios aplicativos para prática do método e fixação dos 5 Sensos.
5S´s- Voltado a Produtividade
Gerenciamento da Rotina
Gestão de Processos
Propiciar aos participantes o entendimento dos 5 Sensos, visando a implantação e implementação do sistema, bem como as necessidades para manutenção do mesmo, relacionando a teoria com a prática.
Todas as pessoas envolvidas com o processo de liderança para implantação dos 5S´s.
8h
Encontro com no mínimo 4h de duração, com explanação e exercícios aplicativos a realidade da organização.
Capacitar os participantes para implementar as técnicas de Gerenciamento da Rotina que visam planejar, controlar e melhorar a eficiência dos processos, garantindo eficácia nos resultados e aumento da capacidade competitiva da empresa.
Diretores, Gerentes e demais lideranças organizacionais.
16h
Exposição teórica, exercícios práticos e dinâmica de grupos.
Capacitar os participantes para o desenvolvimento de uma visão sistêmica dos negócios a partir da implantação de um sistema de Gestão de Processos, visando a garantia da qualidade dos produtos e serviços que agregue valor para os clientes.
Diretores, Gerentes, lideranças organizacionais e equipes.
16h
Encontro com no mínimo 4h de duração, com explanação e exercícios aplicativos a realidade da organização.
Indicadores de Desempenho (KPI's)
Capacitar os participantes para o gerenciamento eficaz, através da implantação e utilização de indicadores para controle dos fluxos operacionais, garantindo a melhoria de desempenho dos processos e dos resultados organizacionais.
Diretores, Gerentes e demais lideranças organizacionais.
12h
Exposição Teórica, exercícios e dinâmica de grupos.
Planejamento e Controle de Produção
Fluxo Contínuo de Produção
Cronoanalise Industrial
Apresentar sistemas, técnicas e ferramentas de planejamento, programação e controle da produção para gestão dos recursos diretos de um processo produtivo; demonstrar seu estágio atual, possibilidades futuras e metodologia de implantação.
Empresários, gerentes, supervisores e pessoal de suprimentos, produção, qualidade e custos.
16h
Didática operativa objetivando desencadear um processo de aprendizagem de modo que as pessoas adquiram conhecimentos, os transformem, se apropriem deles e, portanto estejam comprometidas com sua aplicação; Discussão da implantação do modelo respeitando precedências, sinergia entre suas partes e características
Mostrar as técnicas, ferramentas e práticas operacionais que interligadas e aplicadas adequadamente produzem vantagem competitiva notadamente para as indústrias manufatureiras. Projetar redução do WIP, do lead time, da necessidade de mão de obra e, consequentemente, as significativas reduções de custos.
Diretores, Gerentes de Produção, Materiais, Qualidade e Supervisores ligados à produção de bens ou serviços.
16h
Didática operativa objetivando desencadear um processo de aprendizagem de modo que as pessoas criem novos conhecimentos, os transformem, se apropriem deles e, portanto estejam comprometidas com sua aplicação; Discussão da implantação do modelo respeitando
Transmitir conhecimentos a respeito de técnicas e instrumentos necessários á realização de atividades ligadas ao estudo do trabalho que contribuem efetivamente na implantação de planos de racionalização , reduções de custos e ganhos de produtividade.
Técnicos ligado a área de produtividade , Supervisores, Cronometristas, Programadores.
24h
Exposição, debates.
Mapeamento do Fluxo de Valor
Melhoria da Competitividade Método KAIZEN
Lay-Out Tradicional e Células de Manufatura
Possibilitar uma compreensão clara da técnica mais eficaz e atual para identificar em sistema de produção, o que representa valor diferente do desperdício e mostra como este mapa para cada família de produtos permite obter um caminho muito mais rápido rumo à Produção Enxuta.
Diretores, Gerentes de Produção, Materiais, Qualidade e Supervisores ligados à produção de bens ou serviços.
20h
Didática operativa objetivando desencadear um processo de aprendizagem de modo que as pessoas criem novos conhecimentos, os transformem, se apropriem deles e, portanto estejam comprometidas com sua aplicação;
Discussão da implantação do modelo respeitando precedências, sinergia entre suas partes e características próprias da empresa;
Estudo de casos bem sucedidos de implantação.
Proporcionar um aprendizado de pronta assimilação, na técnica que permite mudanças efetivas, focalizadas, em curto espaço de tempo, para ganhar velocidade e versatilidade, permitindo operar mais rápido, melhor e mais barato que a concorrência. A metodologia limita em uma semana, com extrema objetividade, o tempo para mudar o que for necessário, apoiada num planejamento cuidadoso para antes e depois da implementação.
Diretores, Gerentes de Produção, Materiais, Qualidade e Supervisores ligados à produção de bens ou serviços.
12h
Didática operativa objetivando desencadear um processo de aprendizagem de modo que as pessoas criem novos conhecimentos, os transformem, se apropriem deles e, portanto estejam comprometidas com sua aplicação;
Estudo de casos bem sucedidos de implantação.
Prover um guia objetivo para implementação de células de manufatura e entender as suas vantagens em relação aos sistemas tradicionais de lay-out.
Diretores, Gerentes de Produção, Materiais, Qualidade e Supervisores ligados à produção de bens ou serviços.
12h
Didática operativa objetivando desencadear um processo de aprendizagem de modo que as pessoas criem novos conhecimentos, os transformem, se apropriem deles e, portanto estejam comprometidas com sua aplicação;
Exercícios em grupo para assimilação dinâmica.
Just In Time (JIT)
TPM – Manutenção Produtiva Total
Apresentar o sistema de implantação e benefícios alcançados através da prática do Just in Time.
Diretores, Gerentes, Supervisores e Chefes.
16h
Didática operativa objetivando desencadear um processo de aprendizagem de modo que as pessoas criem novos conhecimentos, os transformem, se apropriem deles e, portanto estejam comprometidas com sua aplicação;
Discussão da implantação do modelo respeitando precedências, sinergia entre suas partes e características próprias da empresa;
Estudo de casos bem sucedidos de implantação.
Propiciar aos participantes uma visão abrangente do processo de gestão baseado na metodologia TPM, visando formar uma equipe comprometida e exemplar na condução da implementação do mesmo, a partir do conhecimento das principais técnicas e necessidades.
Todas as pessoas envolvidas com o processo implantação.
16h
Encontro com no mínimo 4h de duração, com explanação e exercícios aplicativos a realidade da organização.
Desenvolvimento de Lideranças
Gerenciamento de Grupos Participativos
Formação de Líderes de Grupos
Proporcionar uma auto-percepção do estilo de liderança de cada participante a fim de identificar as oportunidades de melhoria nas atividades diárias de gerenciamento. Discutir a importância do fator liderança no processo de gestão das organizações, visando facilitar a difusão e implementação da Qualidade Total.
Diretores , Gerentes, Supervisores e Chefes em geral.
16h
Encontro com no mínimo 4h de duração, com explanação e exercícios aplicativos a realidade da organização.
Capacitar os participantes para a implantação, manutenção e desenvolvimento do Círculo de Controle da Qualidade na empresa.
Pessoas indicadas pela empresa para coordenar atividades de pequenos grupos.
16h
Encontro com no mínimo 4h de duração, com explanação e exercícios aplicativos a realidade da organização.
Capacitar os participantes para o entendimento do conceito da liderança e sua aplicação nas atividades de grupos.
Pessoas que exerçam a liderança de atividade de pequenos grupos.
8h
Exposição teórica, exercícios.
Formação de Instrutores Internos
Capacitar os participantes para elaboração, planejamento e condução de programas de treinamentos e apresentações de trabalhos na empresa.
Pessoas responsáveis pela transmissão de informações para formação interna.
24h
Encontro com no mínimo 4h de duração, com explanação e exercícios aplicativos a realidade da organização.
Planejamento Estratégico
Capacitar a Alta Administração para formulação das estratégias da empresa a partir da análise e definição do posicionamento do negócio em um ambiente competitivo visando o sucesso empresarial.
Diretores e Gerentes.
24h
Encontros com no mínimo 4h de duração, com explanação, análise e aplicação dos métodos e ferramentas para Elaboração do Planejamento Estratégico da organização.
BSC Balanced Score Card
A base para condução da estratégia organizacional
Identificar, mapear, comunicar e gerenciar a Estratégia de uma organização através de medidas de desempenho do negócio, e visibilidade dos indicadores locais do processos e áreas funcionais, sistematizados pela moderna metodologia BSC – Balance Scorecard.
Diretores, gerentes, supervisores e pessoas que estejam envolvidas com o acompanhamento dos resultados e melhoria dos processos.
16h
Encontro com no mínimo 4h de duração, com explanação e exercícios aplicativos a realidade da organização.
Gerenciamento pelas Diretrizes
Capacitar os participantes para execução do desdobramento das Estratégias organizacionais a partir da aplicação do método de Gerenciamento pelas Diretrizes, permitindo a integração das diversas funções organizacionais com o Planejamento Estratégico.
Diretores, Gerentes, Supervisores e Staff Técnico
16h
Encontro com no mínimo 4h de duração, com explanação e exercícios aplicativos a realidade da organização.
Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001
Capacitar os participantes para o entendimento e interpretação da Norma ISO 9001.
Pessoas envolvidas com a implantação e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade.
8h
Encontro com no mínimo 4h de duração, com explanação e exercícios aplicativos a realidade da organização.
Auditores Internos da Qualidade
Capacitar os participantes a estruturar, planejar e conduzir de forma eficaz Auditorias do Sistema de Gestão da Qualidade.
Pessoas envolvidas com o processo de Auditorias Internas da Qualidade.
24h
Encontro com no mínimo 4h de duração, com aprofundamento conceitual para análise dos requisitos e aplicação de exercícios práticos ligados a realidade da organização.
O Modelo de Gestão pela Qualidade Total
Propiciar aos participantes o entendimento do modelo de Gestão baseado na Qualidade Total e mobilizar para utilização dos métodos e ferramentas originados do TQM.
Diretores, Gerentes e demais Lideranças responsáveis pela gestão e mudança organizacional.
40h
Exposição Teórica, exercícios e dinâmica de grupos.
Metodologia para Análise e Solução de Problemas
Capacitar os participantes para aplicação apropriada do método PDCA e uso das Ferramentas da Qualidade no processo de Análise e Solução dos Problemas, bem como para identificação de oportunidades de melhoria e tomada de ações corretivas.
Diretores, Gerentes, Supervisores e Técnicos.
20h
Exposição Teórica, exercícios e dinâmica de grupos.
As Ferramentas da Qualidade
Capacitar os participantes para o uso das Ferramentas da Qualidade no processo de Análise e Solução dos Problemas, bem como para identificação de oportunidades de melhoria e tomada de ações corretivas.
Diretores, Gerentes, Supervisores, Técnicos e Operadores.
12h
Exposição teórica, exercícios e dinâmica de grupos.
5S’s – Os 5 Sensos Organizacionais
Propiciar aos participantes o entendimento dos 5 Sensos, visando a implantação e implementação do sistema, bem como as necessidades para manutenção do mesmo, relacionando a teoria com a prática.
Todas as pessoas envolvidas com o processo de liderança para implantação dos 5S´s.
8h
Encontro com no mínimo 4h de duração, com explanação e exercícios aplicativos para prática do método e fixação dos 5 Sensos.
5S´s- Voltado a Produtividade
Propiciar aos participantes o entendimento dos 5 Sensos, visando a implantação e implementação do sistema, bem como as necessidades para manutenção do mesmo, relacionando a teoria com a prática.
Todas as pessoas envolvidas com o processo de liderança para implantação dos 5S´s.
8h
Encontro com no mínimo 4h de duração, com explanação e exercícios aplicativos a realidade da organização.
Gerenciamento da Rotina
Capacitar os participantes para implementar as técnicas de Gerenciamento da Rotina que visam planejar, controlar e melhorar a eficiência dos processos, garantindo eficácia nos resultados e aumento da capacidade competitiva da empresa.
Diretores, Gerentes e demais lideranças organizacionais.
16h
Exposição teórica, exercícios práticos e dinâmica de grupos.
Gestão de Processos
Capacitar os participantes para o desenvolvimento de uma visão sistêmica dos negócios a partir da implantação de um sistema de Gestão de Processos, visando a garantia da qualidade dos produtos e serviços que agregue valor para os clientes.
Diretores, Gerentes, lideranças organizacionais e equipes.
16h
Encontro com no mínimo 4h de duração, com explanação e exercícios aplicativos a realidade da organização.
Indicadores de Desempenho (KPI's)
Capacitar os participantes para o gerenciamento eficaz, através da implantação e utilização de indicadores para controle dos fluxos operacionais, garantindo a melhoria de desempenho dos processos e dos resultados organizacionais.
Diretores, Gerentes e demais lideranças organizacionais.
12h
Exposição Teórica, exercícios e dinâmica de grupos.
Planejamento e Controle de Produção
Apresentar sistemas, técnicas e ferramentas de planejamento, programação e controle da produção para gestão dos recursos diretos de um processo produtivo; demonstrar seu estágio atual, possibilidades futuras e metodologia de implantação.
Empresários, gerentes, supervisores e pessoal de suprimentos, produção, qualidade e custos.
16h
Didática operativa objetivando desencadear um processo de aprendizagem de modo que as pessoas adquiram conhecimentos, os transformem, se apropriem deles e, portanto estejam comprometidas com sua aplicação; Discussão da implantação do modelo respeitando precedências, sinergia entre suas partes e características
Fluxo Contínuo de Produção
Mostrar as técnicas, ferramentas e práticas operacionais que interligadas e aplicadas adequadamente produzem vantagem competitiva notadamente para as indústrias manufatureiras. Projetar redução do WIP, do lead time, da necessidade de mão de obra e, consequentemente, as significativas reduções de custos.
Diretores, Gerentes de Produção, Materiais, Qualidade e Supervisores ligados à produção de bens ou serviços.
16h
Didática operativa objetivando desencadear um processo de aprendizagem de modo que as pessoas criem novos conhecimentos, os transformem, se apropriem deles e, portanto estejam comprometidas com sua aplicação; Discussão da implantação do modelo respeitando
Cronoanalise Industrial
Transmitir conhecimentos a respeito de técnicas e instrumentos necessários á realização de atividades ligadas ao estudo do trabalho que contribuem efetivamente na implantação de planos de racionalização , reduções de custos e ganhos de produtividade.
Técnicos ligado a área de produtividade , Supervisores, Cronometristas, Programadores.
24h
Exposição, debates.
Mapeamento do Fluxo de Valor
Possibilitar uma compreensão clara da técnica mais eficaz e atual para identificar em sistema de produção, o que representa valor diferente do desperdício e mostra como este mapa para cada família de produtos permite obter um caminho muito mais rápido rumo à Produção Enxuta.
Diretores, Gerentes de Produção, Materiais, Qualidade e Supervisores ligados à produção de bens ou serviços.
20h
Didática operativa objetivando desencadear um processo de aprendizagem de modo que as pessoas criem novos conhecimentos, os transformem, se apropriem deles e, portanto estejam comprometidas com sua aplicação;
Discussão da implantação do modelo respeitando precedências, sinergia entre suas partes e características próprias da empresa;
Estudo de casos bem sucedidos de implantação.
Melhoria da Competitividade Método KAIZEN
Proporcionar um aprendizado de pronta assimilação, na técnica que permite mudanças efetivas, focalizadas, em curto espaço de tempo, para ganhar velocidade e versatilidade, permitindo operar mais rápido, melhor e mais barato que a concorrência. A metodologia limita em uma semana, com extrema objetividade, o tempo para mudar o que for necessário, apoiada num planejamento cuidadoso para antes e depois da implementação.
Diretores, Gerentes de Produção, Materiais, Qualidade e Supervisores ligados à produção de bens ou serviços.
12h
Didática operativa objetivando desencadear um processo de aprendizagem de modo que as pessoas criem novos conhecimentos, os transformem, se apropriem deles e, portanto estejam comprometidas com sua aplicação;
Estudo de casos bem sucedidos de implantação.
Lay-Out Tradicional e Células de Manufatura
Prover um guia objetivo para implementação de células de manufatura e entender as suas vantagens em relação aos sistemas tradicionais de lay-out.
Diretores, Gerentes de Produção, Materiais, Qualidade e Supervisores ligados à produção de bens ou serviços.
12h
Didática operativa objetivando desencadear um processo de aprendizagem de modo que as pessoas criem novos conhecimentos, os transformem, se apropriem deles e, portanto estejam comprometidas com sua aplicação;
Exercícios em grupo para assimilação dinâmica.
Just In Time (JIT)
Apresentar o sistema de implantação e benefícios alcançados através da prática do Just in Time.
Diretores, Gerentes, Supervisores e Chefes.
16h
Didática operativa objetivando desencadear um processo de aprendizagem de modo que as pessoas criem novos conhecimentos, os transformem, se apropriem deles e, portanto estejam comprometidas com sua aplicação;
Discussão da implantação do modelo respeitando precedências, sinergia entre suas partes e características próprias da empresa;
Estudo de casos bem sucedidos de implantação.
TPM – Manutenção Produtiva Total
Propiciar aos participantes uma visão abrangente do processo de gestão baseado na metodologia TPM, visando formar uma equipe comprometida e exemplar na condução da implementação do mesmo, a partir do conhecimento das principais técnicas e necessidades.
Todas as pessoas envolvidas com o processo implantação.
16h
Encontro com no mínimo 4h de duração, com explanação e exercícios aplicativos a realidade da organização.
Desenvolvimento de Lideranças
Gerenciamento de Grupos Participativos
Formação de Líderes de Grupos
Proporcionar uma auto-percepção do estilo de liderança de cada participante a fim de identificar as oportunidades de melhoria nas atividades diárias de gerenciamento. Discutir a importância do fator liderança no processo de gestão das organizações, visando facilitar a difusão e implementação da Qualidade Total.
Diretores , Gerentes, Supervisores e Chefes em geral.
16h
Encontro com no mínimo 4h de duração, com explanação e exercícios aplicativos a realidade da organização.
Capacitar os participantes para a implantação, manutenção e desenvolvimento do Círculo de Controle da Qualidade na empresa.
Pessoas indicadas pela empresa para coordenar atividades de pequenos grupos.
16h
Encontro com no mínimo 4h de duração, com explanação e exercícios aplicativos a realidade da organização.
Capacitar os participantes para o entendimento do conceito da liderança e sua aplicação nas atividades de grupos.
Pessoas que exerçam a liderança de atividade de pequenos grupos.
8h
Exposição teórica, exercícios.
Formação de Instrutores Internos
Capacitar os participantes para elaboração, planejamento e condução de programas de treinamentos e apresentações de trabalhos na empresa.
Pessoas responsáveis pela transmissão de informações para formação interna.
24h
Encontro com no mínimo 4h de duração, com explanação e exercícios aplicativos a realidade da organização.